Cuenca de Gallocanta

Zona de Protecção Especial para as Aves Selvagens (ZPE) - Internacional
Registo Público

Descrição

Esta área situa-se na Comunidade autónoma de Aragão em Espanha e engloba o maior lago de água salgada da Península Ibérica.
Na área existem os seguintes habitats: planalto, lago pouco profundo de água salgada, caniçais, cursos de água, prados salinos e explorações agrícolas com culturas cerealíferas.

Importância ornitológica

Nesta área existe o registo de 220 espécies, das quais aproximadamente 100 nidificam regularmente. A área húmida é importante a nível internacional devido ao elevado nº de aves aquáticas que a utilizam na rota migratória e como zona de nidificação e invernada. Nos períodos migratórios existe o registo da ocorrência de dezenas de milhar de Grous (Grus grus) e milhares durante o período de invernada. Destaque, igualmente, para a ocorrência da Frisada (Anas strepera), Pato-de-bico-vermelho (Netta rufina), Pato-trombeteiro (Anas clypeata), Marrequinha (Anas crecca), Tadorna (Tadorna tadorna), Abetarda (Otis tarda), Francelho (Falco naumanni), Cortiçol-de-barriga-preta (Pterocles orientalis), Alcaravão (Burhinus oedicnemus), Calhandra-real (Melanocorypha calandra) e Calhandrinha (Calandrella brachydactyla).

Informação geográfica

40.966667°, -1.550000°
980m - 1044m
154,940km²

Habitats

Informação ainda não disponível

Ameaças

Informação ainda não disponível

Usos do solo

Informação ainda não disponível

Estatutos de conservação

Informação em Português

Registos públicos

Laguna de Gallocanta

Estatutos de conservação especifícos: Zona Húmida de Importância Internacional (Ramsar)
Informação ainda não disponível.