Espanha

Registo Público

Descrição

Espanha situa-se no sudoeste da Europa e engloba parte da península Ibérica, o arquipélago das Baleares, no Mediterrâneo, o arquipélago das Canárias, no oceano Atlântico e 2 enclaves no norte de África: Ceuta e Melilla.
A sua rede nacional de áreas protegidas abrange 9.1% do território. A Rede Natura 2000 abrange aproximadamente 30% do território.
Em Espanha ocorrem de forma regular mais de 350 espécies de aves. Destaque para a presença de espécies cuja distribuição está restrita à bacia mediterrânica, o seu território fazer parte de 2 rotas migratórias (a transariana e a de aves marinhas e costeiras) e existirem nos arquipélagos 5 espécies endémicas e importantes colónias de aves marinhas.

Importância ornitológica

Em Espanha ocorrem 5 espécies endémicas no arquipélago das Canárias: o Pombo-turqueza (Columba bollii), o Pombo-rabil (Columba junoniae), a Caldeireta (Saxicola dacotiae), o Tentilhão-azul (Fringilla teydea) e a Felosinha das Canárias (Phylloscopus canariensis). De referir igualmente, ocorrência no arquipélago das Canárias do Corre-caminhos (Anthus berthelotii) que é uma espécie endémica da Macaronésia e as ilhas Baleares serem a única área de nidificação de uma das pardelas mais raras do mundo: Pardela-das-baleares (Puffinus mauretanicus). Em Espanha continental, destaque para a ocorrência da Abetarda (Otis tarda), da Águia-imperial (Aquila adalberti), da Ganga (Pterocles alchata), da Calhandra de Dupont (Chersophilus duponti), do Chasco-preto (Oenanthe leucura), do Estorninho-preto (Sturnus unicolor), da Felosinha-ibérica (Phylloscopus ibericus) e da Pega-Azul (Cyanopica cyanus).

Informação geográfica

40.414082°, -3.697543°

Territórios

Habitats

Informação ainda não disponível

Ameaças

Informação ainda não disponível

Usos do solo

Informação ainda não disponível

Estatutos de conservação

Informação ainda não disponível

Desde 01/01/1974
Informação em Português
Informação ainda não disponível.