São Tomé e Príncipe

Registo Público

Descrição

São Tomé e Príncipe é um país insular localizado no Golfo da Guiné, ao largo da costa ocidental de África. O seu território engloba a ilha de São Tomé, a ilha do Príncipe e vários ilhéus.
A sua rede nacional de áreas protegidas abrange aproximadamente 30% do território.
Em São Tomé e Príncipe ocorrem de forma regular mais de 60 espécies de aves. Destaque para o nº elevado de espécies endémicas (24 espécies endémicas e 17 subespécies endémicas), o que é comparável com as Galápagos e com o arquipélago Havaiano.

Importância ornitológica

Em São Tomé e Príncipe ocorrem aproximadamente 24 espécies endémicas. Destas, 16 apenas ocorrem na ilha de São Tomé, tais como: o Íbis de São Tomé (Bostrychia bocagei), o Beija-flor-gigante (Nectarinia thomensis), o Mocho de São Tomé (Otus hartlaubi), o Picanço de São Tomé (Lanius newtoni) e 6 apenas na ilha do Príncipe: o Tordo do Príncipe (Turdus xanthorhynchus), o Rouxinol do Príncipe (Horizorhinus dohrni), o Beija-flor do Príncipe (Nectarinia hartlaubii), o Olho-branco do Príncipe (Speirops leucophoeus), o Estorninho do Príncipe (Lamprotornis ornatus) e o Tecelão do Príncipe (Ploceus princeps). Nas Ilhéus Tinhosa, existem importantes colónias de aves marinhas com destaque para a Gaivina-de-dorso-preto (Sterna fuscata), o Ganso-patola-pardo (Sula leucogaster) e a Tinhosa-comum (Anous stolidus).

Informação geográfica

0.934566°, 7.134976°
Até os 2024m
1001km²

Habitats

Informação ainda não disponível

Ameaças

Informação ainda não disponível

Usos do solo

Informação ainda não disponível

Estatutos de conservação

Informação ainda não disponível
Informação em Português
Informação ainda não disponível.